Em menos de um mês, o "Big Brother Brasil 26" chega à TV Globo para a alegria dos fãs do reality! Pois é, minha gente! Depois de muita espera, finalmente conheceremos os novos brothers e sisters - será que teremos uma Gretchen ou uma Nicole Bahls no confinamento? É nesse clima de aquecimento que o Purepeople Brasil separou uma lista muito especial para os admiradores do game...
Enquanto os rostos inéditos ainda não surgem nas nossas telinhas, que tal relembrar alguns dos participantes mais icônicos que já passaram pelo "BBB"? Desde a primeira edição até a de 2025, muitos se destacaram pelos memes, personalidade forte, flertes, tretas... e por aí vai. Confira o ranking montado pelo colunista BBBnático que vos escreve:
Para muitos (estou incluso!), a melhor participante que já pisou no Big Brother Brasil. Se teve algo que Ana Paula fez foi causar! A diva chegou com a língua afiadíssima, sem meias palavras, arranjando treta com metade da casa - e com motivo, viu? Sincera, ela também batia boca com os aliados e não fazia a linha "vítima", deixando claro que não estava no jogo pelo dinheiro. Ela queria se provar e iria fazer o possível para isso!
Depois de mandar vários rivais para casa, Ana parou em um Paredão falso que a alavancou ainda mais ao favoritismo. Expressiva, hilária e com ar de vilã de novela, ela conquistou o coração dos brasileiros ao descobrir as fofocas que faziam sobre ela enquanto estava ausente. Ao retornar, marcou a edição com o icônico "Olha elaaaaaa!". Definitivamente, impossível de esquecer.
E por falar em personalidades fortes que não fazem a "linha"... Fernanda Bande não teve medo do cancelamento. Mesmo com alguns deslizes (como todo ser humano) em suas falas, a morena ganhou o público por sua honestidade e vulnerabilidade. Mãe solo e destemida, ela não fugiu dos embates e polêmicas, sendo nome constante nos assuntos do momento do X (antigo Twitter) por noites seguidas!
Para além da língua afiada, a "loba" - como ficou conhecida - também era uma aliada fiel, criando uma amizade belíssima no game com Giovanna Pitel e até com o Rodriguinho, que costumava ser criticado na web. Os "Gnomos" trouxeram humor e muita química para o jogo! Ah, a Bande ainda era cinéfila, cheia de referências icônicas... Goste ou não, a diva fez falta quando foi eliminada, viu!?
Mais uma para o time das mulheres poderosas! Lia se encantou por Cadu e Dourado, formando um trio que marcou para sempre a história do programa. Afiada, ela partiu para a guerra para defender seus aliados, gerando memes incríveis como o "sem fé" na briga com Dícesar, além do "complexada" contra Elenita!
Intensa, ela curtiu as festas como ninguém, beijou, dançou horrores com o Akon (sim!), votou de forma estratégica e, até hoje, é uma das mais amadas pelos admiradores do "BBB"! Imagina se essa lenda retorna, minha gente!? Seria surreal!
O "Big Brother Brasil 10" foi tão memorável que seria impossível fazer uma lista de melhores personagens com apenas um nome. Serginho foi um dos integrantes da "Tribo dos Coloridos" (sim, isso aconteceu em 2010, vale lembrar) no início do programa e ganhou o amor de muita gente com seu jeito autêntico e solar. O divo era fã de carteirinha da Lady Gaga e adorava performar as músicas da cantora nas festas!
Além da vibe little monster e da vaidade extrema, o brother marcou por seus bordões como o "aloka", "bate, rebate, finge que bate e faz carão" e o "beijo, me liga". Foi um dos principais nomes da comunidade LGBTQIAPN+ a trazer representatividade ao reality com sua personalidade original. Ao final do confinamento, ele até brincou que estava apaixonado pela Fernanda, questionando a própria sexualidade.
Vocês podem até revirar os olhos ao citarmos o nome dela por conta da "traição" com Juliette, mas não podem negar que Sarah marcou época. Até certo ponto do jogo, a loira era aclamada por sua visão certeira sobre os participantes e pelas estratégias bem boladas. Vale lembrar que ela foi uma das primeiras a apontar Karol Conká como a "vilã da edição" (a cantora até hoje detém o recorde de maior rejeição do BBB) e a falar sobre "cancelados".
Ela também arrasava ao se infiltrar em conversas e cômodos para descobrir o que falavam dela e de Gil do Vigor, seu aliado fiel. A sister até ganhou o apelido de "espiã" por sua desenvoltura! O problema de Sarah foi virar a casaca contra Juliette, que era a favorita do público e sua amiga. Dali em diante, somado a algumas frases controversas sobre política e sobre a pandemia, ela se perdeu no jogo...
Vamos de dobradinha por aqui, minha gente! Não dá para pensar em iconicidade sem citar Gilberto Nogueira. Considerado por muitos o campeão moral da edição, ele se jogou de corpo e alma, criou amizades fortíssimas (e inimizades também!), virou fenômeno com bordões como "tchaki-tchak", "basculho" e o tradicional "Brasiiiiiiiiil", e ainda protagonizou o primeiro beijo gay do programa com Lucas Penteado! Esse foi gigantão!
Gil foi Líder três vezes, não fugia do jogo e nem de posicionamentos. As dinâmicas de apontamento eram hilárias e muito bem pensadas, graças à sua personalidade decidida. Humanizado, ganhou o público com seus "surtos" e desabafos. Esse entrou no hall dos icônicos e nunca mais sairá!
Manu chegou "quietinha", mas revolucionou o modo como se pensa em confinamento no Brasil. Diferente dos nomes citados acima, ela não tinha uma postura combativa, mas era muito inteligente e se posicionava quando necessário. O grande boom de sua participação foram os vídeos que ela deixou prontos para serem publicados aqui fora enquanto estava confinada. Até hoje, essa fórmula tenta ser replicada por participantes de diversos realities!
Além disso, sua identidade visual (o cabelinho "Willy Wonka" e as papetes laranjas) marcou sua passagem, que contou com uma rivalidade histórica com Prior - rendendo uma entrada no Guinness World Records pela maior quantidade de votos em um reality -, o exército das "fadas sentadas" e uma treta icônica com Victor Hugo. Ui!
A lista poderia continuar, meu povo, mas é muita gente! Por aqui, esses foram os mais marcantes. E aí, você lembra de mais alguém que deveria estar neste ranking?